1- Nome, idade, profissão, formação
acadêmica, local de trabalho.
Patrícia Alencar, 38
anos, formada em pedagogia e educação física. Trabalha na escola CEU EMEI
Parque Anhanguera.
2- Qual sua visão de como está o
processo de inclusão nas escolas do Brasil?
Está ruim, só está
no papel, mas a realidade é outra, não tem formação de professores, espaço
físico precário, falta de materiais.
3- As escolas precisam melhorar em
quais aspectos para adaptarem ao processo de inclusão? Qual a característica de
uma escola inclusiva?
Formação de toda
equipe e espaço físico adequado.
Acolhedora seria o ideal.
4- A maioria das escolas não
consegue atender as crianças sem deficiência, como elas podem garantir um
atendimento especializado ao portador de deficiências?
Não pode garantir, os
professores têm que dar atenção a 30 crianças e mais um especial, fica difícil
dar atendimento individualizado.
5- Como um professor pode avaliar
alunos com deficiência mental? Essa avaliação deve ser diferenciada?
Fazemos uma
avaliação de acordo com a faixa etária e observamos o desenvolvimento no
decorrer do ano e precisando chama-se os pais e encaminha para um profissional
especializado.
6- Estudantes com deficiência
Severa podem estudar em uma classe regular?
Sim, mas o ideal
seria com o acompanhamento de um profissional especializado.
7- Uma sala de aula regular pode
conter quantos alunos com deficiência?
Uma seria o ideal,
sendo reduzido o número de alunos por sala.
8-Alunos com deficiência podem
trazer benefícios aos demais alunos e professores?
Claro que sim, a
criança não tem preconceito e querem sempre ajudar. E é fundamental para ambos
a socialização.
9- Alunos com deficiência devem
estudar em turmas menores? Essa é a realidade de hoje?
Sim, sem dúvidas, mas não é a
realidade de hoje.
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